Powered By Blogger

sábado, 15 de fevereiro de 2014

AMOR E BONDADE

HÁ bondada no amor; mas amor e bondade não são sinônimos; e quando a bondade é separada dos demais elementos do amor, ela envolve uma certa indiferença em relação ao objeto da sua benevolência, ou até mesmo certo conformismo em relação a ele.
A bondade se dispõe de forma bastante rápida à remoção do seu objeto – todos nós já encontramos pessoas cuja bondade em relação aos animais as leva a matá-los para evitar que sofram. A bondade pura e simples não se importa se o seu objeto vem a ser bom ou mau, contanto que ele escape do sofrimento.
De acordo com as Escrituras são os bastardos que são mimados; os filhos legítimos, que têm a incumbência de levar adiante a tradição da família, acabam sendo disciplinados (Hb 12.8). É para as pessoas com as quais não nos importamos nem um pouco que pedimos felicidade incondicional. Quando se trata dos nossos amigos, cônjuges, e filhos, somos exigentes e preferimos muito mais vê-los sofrendo do que vivendo em uma felicidade conformada e alienante.
E parece, a julgar pelos registros, que apesar de Deus ter nos repreendido tantas vezes, Ele jamais se referiu a nós com desprezo. Ele nos recompensou pela extravagante benevolência do seu amor por nós, no sentido mais profundo, mais trágico, mais inexorável.
(C. S. Lewis, em “O PROBLEMA DO SOFRIMENTO”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário