Powered By Blogger

sábado, 17 de setembro de 2011

MONÓLOGO OU DIÁLOGO?

Deus fala comigo quando eu oro, eu falo com Ele ou nos falamos?
Escolher uma entre estas três possibilidades, na tentativa de explicar a oração, não é tarefa fácil. Se eu entender a oração como uma atitude espiritual para ouvir Deus, e não for cuidadoso, posso escorregar numa espécie de misticismo, normalmente basilar no que comumente se chama de meditação transcendental. Escolhendo outro caminho, se eu vir a oração como um recurso espiritual pelo qual Deus me ouve, e me descuidar, posso resvalar para uma espécie de catarse, onde o alívio que encontro resulta, tão somente, do que coloco para fora. Ao ver a oração como um diálogo, o perigo, se houver descuido, é colocar em xeque a afirmação antiga de que quando Deus me fala, o faz pela Palavra.
Possivelmente a oração esteja alocada entre as realidades inescrutáveis da vida. Há vezes quando só eu falo, outras quando só Deus fala e ainda há a possibilidade de acontecer o diálogo. Não posso ignorar, inclusive, nem a chance de tudo isso acontecer ao mesmo tempo, nem a de não conseguirmos identificar quando acontece cada uma dessas dimensões da oração.
Outra possibilidade é a oração transcender à minha capacidade de conceituá-la, entende-la e explicá-la. Preciso apenas deixar-me envolver pela extraordinária presença do Deus ausente.
Certamente estou ainda engatinhando na compreensão e na fruição da oração. Sem dúvida, preciso também aprender a praticá-la melhor e mais intensamente. Nesse sentido, sigo as pegadas de um dos discípulos de Jesus e peço: Ensina-me a orar! (Lucas 11.1).
(Lécio Dornas  - Portal Prazer da Palavra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário