Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

EMOÇÕES SOB CONTROLE


Somos humanos e estamos sujeitos aos mesmos sentimentos e reações emocionais. O mais importante em relação às emoções não é sentir algumas e outras não, mas sim, a maneira como lidamos com essas emoções.
Deus nos equipa com todo tipo de sentimentos. Como cristãos, não devemos nos livrar de determinados sentimentos, nem precisamos nos sentir culpados por senti-los; em vez disso, devemos aprender a expressá-los da maneira adequada, da forma correta.
A Bíblia nos ensina a sermos equilibrados. Em geral, nosso problema é que tendemos a ir de um extremo a outro. Ou tentamos não ter emoção nenhuma, ou damos margem a todas as emoções que sentimos, quer seja certo fazer isso ou não. Parece que a maioria das pessoas tem emoção de mais ou de menos. O que realmente é necessário é o equilíbrio — a capacidade de demonstrar as emoções quando elas são positivas e úteis, e de controlar as emoções quando elas são negativas e destrutivas.
Um exemplo é a paciência — ou a falta dela. Algumas pessoas têm a tendência de ser muito impacientee. Querem as coisas feitas imediatamente, principalmente em relação às suas orações, esperam que Deus seja “hábil” para respondê-las prontamente, sem demora alguma.
Outro exemplo é a ira. Quando estamos irados e frustrados com alguma coisa, geralmente descontamos a raiva em outra pessoa — geralmente com quem temos um relacionamento íntimo. O problema não é a nossa ira e a nossa frustração, mas o nosso descontrole.
O principal é entender o que são as emoções e reconhecer que nós as temos porque Deus as deu a nós. Depois, precisamos começar a lidar com elas em vez de simplesmente descarregarmos e consequentemente nos sentirmos culpados e condenados por causa delas.
Servimos a um Deus que se agrada com qualquer esforço que nós fazemos para nos mover em Sua direção. Não é difícil agradar a Deus. Ele não espera que sejamos absolutamente perfeitos, apenas espera que continuemos avançando em direção a Ele e acreditando Nele, deixando que Ele trabalhe conosco para nos levar à conformidade com Sua vontade e com Seus caminhos.
A mensagem é simples: não há nada de errado com as emoções, desde que elas sejam mantidas sob controle e, para tanto, devemos pedir que o Espírito Santo nos capacite a administá-las.
(Joyce Meyer, em “ADMINISTRE SUAS EMOÇÕES”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário