Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de julho de 2013

POEIRA 

“Jesus subiu ao monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto Dele. Escolheu doze [...] para que estivessem com Ele” Mc 3.13-1
Os rabinos antigos tinham um ditado para os meninos talmidim: “Cubram-se com a poeira dos pés de seu rabino”. um talmid deveria seguir seu mestre tão de perto, andando bem atrás dele, a ponto de, ao final do dia, estar coberto com a poeira dos pés do rabino.
O que os rabinos estavam querendo dizer é o seguinte: “Observe atentamente, ouça com atenção tudo o que seu mestre diz, não perca nenhum detalhe da vida de seu mestre, porque ele, o seu rabino, é o modelo do homem que você está se tornando.
Essa é a essência do discipulado de Jesus. seguir a Jesus implica prestar atenção Nele, olhar atentamente para tudo o que Ele faz, ouvir o que Ele diz, perceber os milagres que Ele realiza, imaginar e dar atenção à maneira como Jesus se relaciona com Seu Pai, como fala com Ele, porque a grande ambição de um talmidé ser igual a seu Mestre. Essa é nossa grande ambição: tornarmo-nos pessoas iguais a Jesus.
Quando me tornei discípulo de jesus, imaginei que fosse apenas mudar de religião, e que isso implicaria acreditar em algumas coisas nas quais antes eu não acreditava, ou então participar de determinados rituais religiosos dos quais antes eu não participava. imaginei, inclusive, que a grande questão de meu relacionamento com Jesus era que eu deveria abraçar um novo código moral e que meu discipulado com Jesus era apenas uma questão ética. além disso, eu imaginava que poderia contar com Seus favores para resolver meus problemas cotidianos, afinal, Jesus é mestre em milagres.
Mas com o passar do tempo, fui percebendo que o chamado de Jesus era muito mais profundo. Ele queria que eu me tornasse outro tipo de pessoa. um tipo de pessoa exatamente igual a Ele. Foi por isso que, quando Jesus chamou seus discípulos, os chamou para que estivessem com Ele. somente a proximidade gera intimidade. na intimidade com Jesus somos transformados.
Para que sejamos talmidim de Jesus, para que sejamos seus seguidores, precisamos andar muito perto Dele. precisamos deixar que a poeira dos pés de Jesus nos cubra.
(Ed Rene Kivitz, em “TALMIDIM”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário