Powered By Blogger

sábado, 20 de agosto de 2011

VOCÊ CONFERE BOA REPUTAÇÃO A DEUS?
A vida é muito curta para perdermos tempo e energia nos preocupando com o que os outros pensam a nosso respeito. Ou será que deveríamos nos preocupar com os julgamentos alheios justamente porque isso é de fato importante nesta vida curta? Alguns textos bíblicos parecem dizer que o que os outros pensam é importante. Outros, porém, parecem dizer o contrário.
Paulo afirmou que, se tentasse agradar aos homens, não estaria servindo a Cristo: “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo” (Gl 1:10).
Provérbios 22:1, entretanto, diz: “Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro”. Isso parece mostrar que a reputação é, sim, importante.
Como, então, resolver o aparente dilema entre esses dois grupos de passagens bíblicas?
Será resolvido ao perceber que o nosso alvo na vida é que “será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte” (Fp 1:20). Em outras palavras, como diz Paulo, o que realmente importa é o que os outros pensam a respeito de Cristo. A salvação deles depende daquilo que pensam de Cristo. Nossa vida é uma demonstração da verdade e beleza de Jesus
Não devemos nos importar muito com o que os outros pensam de nós, para o próprio benefício. Nosso interesse final é a reputação de Cristo, e não a nossa. A atenção não recai sobre o valor, a excelência, a virtude, o poder ou a sabedoria que possuímos. Ela recai sobre o fato de Cristo ser honrado pela maneira como as pessoas nos vêem. Você acha que o modo como vivemos confere boa reputação a Cristo? Será que a excelência de Cristo está sendo demonstrada em nossa vida? Será que damos bom testemunho de honradez, de sinceridade, de fé, de confiança no amor do Pai? É isso que deve nos interessar, e não se nós mesmos estamos sendo aplaudidos.
(John Piper, em “A VIDA É COMO A NEBLINA”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário