Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

157718177
ATITUDES POSITIVAS
Com Seu ensinamento, Sua companhia e Sua ajuda constante, Jesus alegra o coração. Inclusive, semeia em nossa mente as atitudes mais corretas para termos alegria de viver. Só um Mestre como Ele poderia nos dar tão grande bênção.
Citemos algumas dessas atitudes que contribuem para nossa felicidade:
1. Entusiasmo. Ou seja, um espírito resoluto e animoso nas tarefas cotidianas e mesmo em face das dificuldades; a mente positiva que não teme os desafios e o otimismo que sempre nutre a esperança. O entusiasmo é a vitalidade emocional que previne o desalento; é a qualidade da alma que enriquece a força de vontade. É o domínio da alegria sobre a tristeza.
2. Calma interior. Quando existe angústia, desassossego ou nervosismo, não pode haver alegria. E, quando a ira e o rancor dominam, tampouco pode se desenvolver o hábito de ser feliz. Mas, quando a vontade serena o espírito, a calma retém a alegria do coração. Isso é possível com a ajuda diária de Deus.
3. Espírito de serviço. A atitude de serviço estimula a alegria de viver. Servir é compartilhar e ajudar; é amar e conviver fraternalmente com o próximo. É fazer algo – grande ou pequeno – para alegrar alguém, o que alegra a própria pessoa. Mexa as mãos, os lábios, a alma para servir por amor, e você será uma pessoa feliz.
4. Maturidade emocional. Essa é outra importante atitude que promove a alegria do coração. Ela  nos torna compreensivos, flexíveis e bondosos com os demais. Leva-nos a esquecer a calúnia recebida, o gesto amargo do próximo, ou a intenção mesquinha do adversário. A verdadeira maturidade nos faz felizes, porque não se detém em futilidades, nem sofre pelas pequenas inconveniências da vida. Guie-se pelo exemplo de Jesus, que buscava sempre o bem dos demais.
5. Fé sincera em Deus. O Senhor nos faz felizes quando confiamos nEle; quando procuramos Sua amizade e falamos com Ele; quando Sua morada em nosso coração nos leva a viver com retidão. Dizem as Escrituras: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor” (Jeremias 17:7).
Das cinco atitudes que acabamos de citar para o alcance da felicidade, a última delas merece consideração adicional. Refiro-me à fé ou confiança em Deus, mediante a qual o Senhor dissipa as sombras do coração e nos outorga genuíno contentamento.
A fé não só nos capacita a receber a salvação, mas também as demais bênçãos que Deus nos prometeu. Muitos, “por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros” (Hebreus 11:33, 34).
(Enrique Chaij, em “AINDA EXISTE ESPERANÇA”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário