Powered By Blogger

terça-feira, 5 de julho de 2011

MISTERIOSO, INVENCÍVEL E AMOROSO
A experiência de fé e esperança gera grande profundidade e dimensão no relacionamento com Aba (Pai). Pelo testemunho que nos está disponível (Mc 14:36), parece que Jesus muitas vezes chamava Deus de Aba, palavra aramaica coloquial de intimidade, que significa “Papai”. Esse tratamento deve ter chocado os contemporâneos de Jesus por parecer irreverente e ofensivamente familiar. Mas familiaridade não exclui respeito. Reverência e prontidão para obedecer formam a base da compreensão que Jesus tem do Pai. Seu emprego extraordinário da forma afetuosa de se dirigir a Ele subtende que podemos nos aproximar de Deus segura e confiadamente, sem medo algum.
Orar “Ó Aba, Todo-Poderoso, eterno e infinito” não somente evita o sentimentalismo barato, mas vai ao encontro do que creio ser a necessidade mais importante e urgente em nossa geração – uma nova percepção da transcendência. Tal percepção de forma alguma diminui a ternura e o afeto do título “Aba”. Dirigir-nos a Deus desse modo é a expressão mais simples e corajosa da confiança absoluta de que Deus é bom, está ao nosso lado, e cremos que “Como um pai se compadece dos seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que O temem” Sl 103:13.
A percepção da transcendência restaura a reverência, o fascínio, o temor e a adoração de quem ora: “Aba, eu pertenço a Ti”. É o complemento cristão para uma primorosa declaração: “Temor sem amor é uma imperfeição; amor sem temor não é absolutamente nada”.
A carta aos Hebreus descreve a eficácia da oração que Jesus dirigiu ao Seu Aba; “…tendo oferecido preces e súplicas com forte clamor e lágrimas ao que podia salvá-Lo da morte, e tendo sido ouvido pela Sua reverência” (5:7-8). Não quero uma espiritualidade terrorista que me mantenha num perpétuo estado de pânico com relação ao relacionamento correto com meu Pai celestial, nem uma espiritualidade tola que retrate a Deus como se fosse um ursinho de pelúcia tão bonzinho, que não há comportamento ou desejo anormais que eu possa ter que Ele não venha a aprovar. Quero um relacionar-me com o Aba de Jesus, que é infinitamente compasivo diante de minha fraqueza e ao mesmo tempo um mistério tremendo, incompreensível e invencível.
(Brennan Manning, em “CONFIANÇA CEGA”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário