Powered By Blogger

sábado, 18 de junho de 2011

O MEGAFONE DE DEUS
Alguns de vocês já sofreram grandes decepções, foram tratados injustamente, traídos ou maltratados por quem confiavam, amavam e admiravam. Alguns de vocês foram abandonados, sofreram a indiferença de quem devia amá-los e protegê-los.
Mas, quero dizer-lhes algo. É possível que ache difícil de aceitar, mas precisa compreender que é nesse tipo de sofrimento que Deus dá Suas melhores mensagens. É o que C. S. Lewis chama de “megafone de Deus”. No livro O Problema do Sofrimento, ele escreve: “Deus sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossos sofrimentos”.
Temos duas escolhas, podemos ficar desiludidos e amargos ou ver essa dificuldade como uma plataforma para pôr nossa esperança e confiança no Deus vivo.
A desilusão é uma ladeira perigosa e escorregadia. Primeiro nos desiludimos com nosso semelhante. Em seguida passamos ao ceticismo. Em pouco tempo não onfiamos em ninguém, nem mesmo em Deus. Nunca encontrei um indivíduo que ficasse sinceramente decepcionado com a humanidade e que também não acabasse se desiludindo de Deus. As duas coisas andam juntas.
A causa da desilusão e a cura para ela podem ser expressas praticamente nas mesmas palavras. A causa da desilusão é colocar nossa esperança e confiança nas pessoas. Colocá-las num pedestal, concentrar-se nelas. Ficar de tal modo horizontalmente focado nelas que a pessoa toma o lugar de Deus, torna-se Deus. Quando os pés de barro se quebram, como certamente acontecerá, a completa decepção se estabelece.
Qual a cura? Pôr toda a nossa esperança e confiança no Deus vivo. Quando fazemos isso, as mais simples mensagens de Deus acalmam o nosso espírito.
Ouçam-me, vítimas dos maus tratos, prisioneiros da desilusão. Ouçam a verdade de Deus. Ele tem uma centena de mensagens diferentes para lhes dar durante uma centena de experiências diferentes de aprisionamento. Ele sabe a mensagem certa, na hora certa, e tudo o que é necessário para recebê-la é um coração sensível, obediente, confiante, que diz; “Senhor, Deus, ajuda-me agora. Ajuda-me a ver além da escuridão, a ver Tua mão. Enquanto estou sendo esmagado, remodela-me.” Faça essa oração. Transforme a sua provação em confiança, enquanto espera que Deus use ternamente essa aflição, essa cela, para o Seu propósito. Faça isso hoje!
(Charles Swindoll, em “JOSÉ – UM HOMEM ÍNTEGRO E INDULGENTE”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário